PRÁTICA PEDAGÓGICA

Dez novas competências para ensinar


O Titulo apresentado acima refere-se ao Livro de Philippe Perrenoud no qual o autor aborda o ofício do professor, propondo algumas competências capazes de direcionar a atividade docente.Sendo estas baseadas no referencial de competências adotados em Genebra (1996) para formação contínua dos professores.
O referencial em que o autor inspira-se tenta apreender o movimento da profissão, destacando “10 famílias” de competências, que não são, necessariamente, definitivas. São elas:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem.
2. Administrar a progressão das aprendizagens
3. Conceber e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação
4. Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho.
5. Trabalhar em equipe.
6. Participar da administração da escola.
7. Informar e envolver os pais
8. Utilizar novas tecnologias.
9. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
10. Administrar sua própria formação contínua.


Fonte: PERRENOUD,Philippe . 10 Novas Competências para Ensinar.Porto Alegre:Artes Médicas Sul, 2000.

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