BRINCADEIRAS



3) AMARELINHA: -


Material: 1 pedrinha.


Desenvolvimento: Brincam quantas crianças quiserem e cada uma tem sua pedra. Quando não disputam na fórmula de escolha fala: - Primeira!(será a primeira), Segunda! Quem falar em segundo lugar será a segunda, assim sucessivamente.


1) Joga se a pedra na 1ª quadra, não podendo pular nela. Vai com um pé só, batendo os dois pés no chão, na quarta e quinta casa e no céu semfim.


2) Chutinho. Vai se chutando a pedra que foi jogada perto, antes da amarelinha, com um pé só. A pedra não pode bater na risca, se errar passapara outra criança até chegar sua vez novamente.


3) Na terceira etapa, joga-se sem pedra. Com os olhos vendados diz: “__Pisei”? As outras respondem: “__Não”. Assim casa por casa até suavez. Também na terceira casa é com um pé só. E os dois pés na 4ª e 5ª casas.


4) Tirar casa - de costas joga-se a pedra para trás, onde cair, essa casa será excluída. Risca-se com giz a mesma, podendo pisar nela com os dois pés.


4-) APOSTAR CORRIDA E MEMORIZAR FRASES INTEIRAS...


Apresentação: Numa dinâmica é essencial que as regras sejam bem explicadas. Quase sempre é necessário o preparo de material para a aplicação da dinâmica.


1- Arruma-se a “sala” (pátio, de preferência – ‘TAREFA EXTRA-CURRICULAR”, bonito não?) com mesas distantes/paredes, correspondentes ao n° de relatores. Coloque-se aí um texto (podem ser diferentes ou não) afixado na mesa/parede (a sua escolha).


2- Cada grupo deve ser formado por apenas três c omponentes (do lado oposto às mesas, bem longe): Um deve ser o RELATOR-leitor; o segundo será o ESCRITOR-ouvinte e o terceiro o CORRETOR-Líder-Observador (que comanda, observa erros, que seja esperto...)


3- Ao sinal do apito dado pelo professor (que deve coordenar e observar tudo), o aluno RELATOR-leitor (o que vai correr, ler, e apostar uma corrida com os outros relatores do outros grupos), deverá ler o texto afixado lá do outro lado, nas mesas/parede. Lê, “grava na mente” o que conseguir absorver e volta correndo para repassar o que lembra do texto, informando ao “ESCRITOR-OUVINTE” (que deverá reescrever o texto com capricho: letra bonita, parágrafo, pontuação, maiúscula [...]), enquanto o CORRETOR-LÍDER-Observador (responsável pela correção) dá as dicas gerais para a melhora da reescrita de seu texto.


4- Quem conseguir a façanha de ditar todo o texto, com as devidas correções e observações será o campeão!!!5- Posteriormente, já na sala, aproveita-se a brincadeira para fazer explanação e resolução das maiores dificuldades “gramaticais” (ou não) dos alunos.


Fonte Imagem:http://jogos-e-brincadeiras.blogspot.com/2008_02_01_archive.html

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem