A IMPORTÂNCIA DE CONTAR HISTÓRIAS



Ouvir histórias é importante para qualquer criança. Escutar histórias constitui-se no inicio da aprendizagem para que a criança adentre ao mundo da leitura transformando-se num leitor.


Essa trajetória, que se inicia com o escutar uma história, até se tornar um leitor eficiente, constitui-se num caminho infinito de buscas, descobertas e compreensão do mundo.
Como é notório, o primeiro contato da criança com o texto se dá através da oralidade, quando ela ouve as histórias (contos de fadas, histórias bíblicas, lendas, histórias inventadas no momento) contadas por seus pais, avós, tios, irmãos mais velhos, etc.


Ler histórias para as crianças é, além do mais, poder sorrir, rir, gargalhar através da vivência de personagens vividas. Neste momento, quem conta a história veste os personagens para poder levar a emoção para os pequenos ouvintes.
Ler histórias é despertar a imaginação, é responder a curiosidade, é solucionar questões vividas pelos personagens.


Essas histórias contadas ou lidas dão a possibilidade às crianças de descobrir o mundo dos conflitos, das soluções e dos impasses que todos nós vivemos e atravessamos em nossa vivência no mundo, de formas variadas, por meio dos problemas enfrentados e resolvidos ou não pelos personagens da história.


Ouvindo histórias, podem-se sentir emoções importantes para despertar o interesse pela leitura como: tristeza, alegria, raiva, irritação, bem-estar, pavor, insegurança, tranqüilidade e outras mais. Além de sentir, ao ouvir histórias, as crianças vivem profundamente tudo o que as narrativas provocam com amplitude, significância e verdade, pois ouvir é sentir e ver com os olhos do imaginário.


Através da viagem pela história, podem-se descobrir outros lugares, outros lugares, outros tempos, outras formas de agir e de enxergar o mundo, outra ética. Adentra-se ao mundo da História, Geografia, Sociologia, Filosofia, etc., sem necessariamente, precisar saber o nome dessas disciplinas e nem parecer que tem “cara” de aula, o que deixaria de ser literatura, tiraria o prazer, pois passaria a ter um caráter mais didático.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem