MÉTODO DAS 28 PALAVRAS

Como trabalhar com o método das 28 palavras?
Como reação ao método analítico sintético (parte do todo para o particular) apareceu o método das 28 palavras. Por este método são contextualizadas progressivamente 28 palavras, que vão sendo globalizadas, lidas e escritas pelos alunos, começando muito cedo a analisar cada palavra, mas só até à sílaba. Trata-se de um método de aprendizagem da leitura e da escrita da autora brasileira Yolanda Betim Paes Leme de Kruel, baseia-se no conhecimento de 28 palavras e não das letras, como tradicionalmente se ensinava. Essas palavras serão apresentadas as crianças através de uma história que se irá contando ao longo do ano.
O professor acaba por escrever a palavra numa tira de papel de comprimento suficiente, e através duma leitura lenta determina onde acaba cada sílaba. À frente dos alunos corta-se a tira de papel de modo que todas as sílabas fiquem separadas. Então, os alunos, com esses pedaços de papel/sílabas, reordenam/sintetizam novamente a palavra original.Acabado o trabalho nessa palavra, o professor guarda todas essas sílabas num expositor da sala, começando a constituir um silabário.
Por cada uma das 28 palavras deverá sempre ter este procedimento, não esquecendo que logo de início (1ª palavra) começa também a constituir novas palavras, além das 28, constituídas com as sílabas já armazenadas no momento da análise das palavras antecedentes.
Simultaneamente, deverá propor ao aluno que “cace” as suas (descobrir novas palavras com as sílabas já existentes no silabário), ao mesmo tempo vão escrevendo as palavrinhas e construindo novas frases.
A utilização deste método tem múltiplas vantagens, passamos a destacar algumas:
Atender à predisposição natural da criança em reter o global;
Desenvolver o espírito criativo e a oralidade;Favorecer o espírito de observação;
Desenvolver a percepção visual e auditiva;Desenvolve a sociabilização (através de jogos) e a imaginação no encaminhamento para a descoberta;
Proporciona um enriquecimento fácil e precoce de vocabulário;
Estimula o raciocínio e o uso da memória;
A criança habitua-se à sistematização dos conhecimentos adquiridos levando-a a redigir sem erros e com mais fluência.

1 comentários:

Anônimo disse...

Saudade da minha cartilha moderna. Gostaria de saber como adquirir a edição do ano de 1960.
Se alguém souber envie um e-mail para debergbard@hotmail.com

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