Em um outro momento postei um artigo que sobre uma pesquisa que relatava os benefícios do famoso Chiclete.
Mas, volto a realizar um post sobre o assunto devido ser muito interessante o resultado da pesquisa. Você sabia que o chiclete faz bem ao nosso cérebro?
o chiclete é um sucesso, mão é mesmo? Apesar das divergências em relação a história em relação ao surgimento desta poderosa gominha, vamos contar um pouco sobre ela.
Na antiga Grécia, mastigavam resina de árvore para fazer a higiene bucal. Alguns historiadores contam que o chiclete foi uma descoberta dos índios da Guatemala, que mascavam uma resina extraída de uma árvore chamada “chicle” para estimular a produção de saliva, durante as longas caminhadas.
No final do século XIX, Thomas Adams, junto com o general mexicano Antonio Lopez de Santa Anna, criou o tão famoso chiclete. O general tinha o costume de mascar a resina e, então, Adams teve a ideia de acrescentar o alcaçuz, produziu uma certa quantidade em formato de bolas, embrulhou em papéis coloridos e começou a vender em Nova Jersey. Daí, surgiram o tão famoso “Chiclets Adams” que, hoje em dia, encontramos em sabores, cores e embalagens diferentes para todos os gostos.
Na Segunda Guerra Mundial a contribuição desencadeou a popularidade do chiclete por todo o mundo. Os filmes norte-americamos também ajudaram muito a popularizar o chiclete. O primeiro chiclete vendido no Brasil foi o “Ping Pong” lançado pela Kibon em 1945.
Segundo uma universidade da Grã-Bretanha, nós postamos este artigo aqui no blog, os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea aumentam, quando mastigamos um chiclete. Devido ao aumento da oxigenação do cérebro, o hábito de mascar chiclete pode ser bom para nossa memória e nossa inteligência.
Encontramos inúmeras marcas de chiclete inclusive alguns chicletes são liberados pelos dentistas, como o chiclete Trident que foi lançado em 1964 nos Estados Unidos devido a enorme preocupação das autoridades americanas com o excessivo consumo de chicletes por crianças e adolescentes devido a alta concentração de açúcar.
Alguns pesquisadores acreditam que a mastigação de um chiclete ajuda até a perder calorias. Uma das recomendação é não mascar com a barriga vazia, pois quando mastigamos o nosso organismo libera a produção de suco gástrico e sem alimento para digerir poderá ocasionar gastrite e úlcera. Também a mastigação contínua poderá sobrecarregar a mandíbula, ocasionando problemas de dentição e bruxismo. Portanto, tudo em excesso é prejudicial. O chiclete tem benefícios mas não abusem. Um chiclete por dia é mais do que suficiente para curtir os benefícios sem prejuízos.
0 comentários:
Postar um comentário