DINÂMICA E JOGOS COOPERATIVOS

Sansão, Dalila e o leão

Objetivos : restabelecer a atenção durante longas reuniões ou quando os participantes estão cansados.

Trata-se de um jogo similar ao famoso jogo "pedra-papel-tesoura". So que aqui fala-se de Sansão, Dalila e dum leão : Sansão vence o leão, o leão vence Dalila e, obviamente, Dalila vence Sansão.

O grupo divide-se em duas equipas. Os membros de cada equipe negociam para saber se vão fazer de Sansão, Dalila ou de leão. Para imitar o leão, é preciso rugir, mostrando as garras. Para imitar Sansão ou Dalila, temos de fazer o que nos indica cada personagem, o leão é um movimento com os braços acompanhado com um rugido. Dalila é um movimento dançando com os braços falando “ah sansão” e sansão é um movimento com os braços expressando luta acompanhado pelo som de um “uhhh” imitando luta.

Cada equipa põe-se em fila indiana, virando-se as costas. Quando o animador der o sinal, os participantes vira-se de uma só vez, imitando o leão, Sansão ou Dalila, conforme a escolha de cada equipa. Vê-se quem é que ganhou e pode-se repetir o jogo varias vezes, até todos estarem bem acordada.

E equipe que escolher o leão bate a equipe que escolher Dalila e Dalila ganha de Sansão e Sansão do leão.

Escolher temas através de pescaria

Nessa dinâmica temos uma alternativa divertida para que cada grupo escolha seu tema.Cortes de cartolina são feitos em forma de peixe e, sobre cada peixe, um diferente tema é escrito e um anel é amarrado. O representante de cada grupo, com um fio no qual está um pequeno anzol, pesca um dos temas escolhido por ele e por seu grupo.

Maçãs e abacaxis

Os participantes sentam-se em círculos e o mediador se mantém de pé no centro. Cada um tem dois vizinhos: O da esquerda é seu abacaxi e o da direita, sua maçã. Quando o mediador pergunta a alguém “Como se chama seu abacaxi?”, a pessoa tem que responder o verdadeiro nome do seu vizinho da esquerda e, o nome do da direita, quando o mediador pergunta “Como se chama sua maçã?”. Se a pessoa se equivoca de nome, troca de lugar com quem está em pé no centro do círculo e, então, passa a desempenhar o papel de mediador. Quando a pessoa de pé se cansa de fazer as perguntas, por ninguém se equivocar de nome, diz “limão”, e todos devem mudar de lugar, permitindo a pessoa que está de pé sentar-se enquanto um outro ficará de pé.

Tradução:: Giselle Moraes

Pinguins e degelo

Contexto: Os participantes são pingüins e vivem sobre uma geleira . Por causa do aquecimento global, o gelo está derretendo, e tem, cada vez menos, espaço para viverem. Preparação: No chão são colocadas folhas de jornais que representam uma superfície de gelo e nas quais os participantes possam caber sem grandes problemas. Desenvolvimento: A pessoa responsável pela dinâmica explica o contexto e pede aos participantes da dinâmica que se coloquem na “superfície do gelo”. Uma vez que cada um encontrou seu lugar na superfície, o representante lhes diz para que saiam para fazer algo, como pescar, dar um passeio, etc. Quando todos estão fora, tiram-se algumas folhas de jornais, diminuindo-se o tamanho da superfície. Nesse momento, pede-se aos participantes que voltem à superfície, na qual será mais difícil que todos caibam, a medida que as folhas de jornal sejam tiradas. Logo, aumentando-se o nível de dificuldade, é provável que as pessoas comecem a se organizar.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem