PROVAS PIAGETIANAS

PROVA DE SERIAÇÃO

Prova de Seriação de Palitos

A) Descrição do material

Uma série de 10 palitos graduados;

Um palito para intercalar (que denominamos “P”; para diferenciá-lo dos outros palitos, deve-se marcá-lo com um ponto colorido em uma das extremidades);

Um anteparo (pode-se utilizar uma tampa de caixa).

B) Execução

Esta prova desenvolve-se em 3 momentos.

Primeira parte: seriação descoberta

Apresenta-se à criança os 10 palitos em desordem e, uma vez familiarizado como material, pede-se que faça uma pequena escala com todos os palitos, ou seja, que os ordene (serie), começando do menor para o maior.

Deve-se cuidar para que ela trabalhe de forma plana. Se a criança não entende a consigna, pode-se mostrar uma série de três palitos ou colocar o menor deles, insinuando que continue a série de maneira crescente.

Se necessário, pode-se estimular a criança a continuar a série ou corrigi-la. Anotar na ficha como a criança opera; como por exemplo, a maneira de eleger cada elemento, ordem de combinação, resultado final de sua construção, etc.

Segunda parte – verificação de inclusão

Uma vez acabada a construção da série, pede-se à criança que feche os olhos e retira-se um dos elementos (pode ser qualquer um, com exceção dos extremos), informando a criança disto. Logo, pede-se que descubra o lugar de onde foi retirado o palito ausente. Anotar a resposta. Se necessário, pode-se repetir a experiência.

Outra modalidade que pode ser utilizada é dar à criança o palito “P”, depois de acabada a construção, para que ela o inclua na sua série. Anotar na ficha as condutas da criança.

Terceira parte – seriação oculta de um anteparo

Se a criança tiver êxito na seriação descoberta, volta-se à desordem dos palitos (cuidado e retira o elemento “P”, se tiver sido usado) e inclui-se um anteparo (tampa de caixa) entre a criança e o avaliador. Explica-se à criança que desta vez nós armaremos uma escala à medida que ela vá entregando os palitos um a um começando pelo menor.

Anotar o procedimento utilizado pela criança na seleção dos palitos e sua ordem.

C. Avaliação

Resposta de nível 1 – fracasso na seriação. Podemos distinguir duas etapas de acordo com o que a criança conseguir:

  • antes dos 4 anos – pensamento simbólico: a criança parece não entender a consigna. Não existe nenhum ensaio de ordenação. Às vezes, tenta justapor um par de palitos, mas sem levar em conta a horizontalidade nem a verticalidade.
  • 4/5 anos – pensamento intuitivo global: neste nível podemos observar distintos tipos de conduta:

1º - a criança ordena por pares (grande/pequeno) ou três ou quatro elementos (grande, médio, pequeno), mas logo não pode mais coordenar. São séries justapostas sem ordem de conjunto.

2º - outra alternativa é que consiga construir uma escala, mas levando em conta somente a parte superior de cada palito. Ao não considerar a parte inferior (a longitude total de cada elemento), a escala assim construída só é regular enquanto figura de conjunto: construída pelos extremos superiores. Tal construção, não apoiada em uma linha horizontal de base, não apresenta uma sucessão de palitos de acordo com a ordem real de tamanho.

3º - há crianças que conseguem construir uma série completa de 4 a 5 palitos, mas não podem intercalar os demais. Esta conduta indica um nível mais evoluído que os anteriores, mas ainda pertence ao primeiro nível.

Resposta do nível 2 - êxito por tentativas, pensamento intuitivo articulado. A criança consegue fazer a seriação através de tentativas empíricas, realizando comparações por pares (sobrepondo os palitos) e construindo a série de próximo a próximo, voltando cada vez ao ponto de partida. É uma seriação realizada intuitivamente por comparações sucessivas.

A criança consegue intercalar elementos mediante novas tentativas e, em ocasiões, recomeça tudo. Falta-lhe um esquema antecipatório e um método sistematizado (próprio do 3º nível), quando se utiliza o anteparo (conduta em que geralmente não tem êxito).

Resposta de nível 3 – êxito por método operatório, pensamento operatório concreto. A criança consegue, neste nível, facilmente a seriação (com ou sem anteparo), utilizando um método sistemático, que consiste em buscar, primeiramente, entre todos os elementos, o menor; depois, o menor entre os que restam e assim sucessivamente até completar a série (quando esta é em ordem crescente).

Este método responde a um esquema propriamente operatório, pois dá testemunho de um critério reversível, quer dizer, a criança considera que um elemento qualquer é, ao mesmo tempo, maior que os precedentes e menor que os seguintes. Neste nível, a criança consegue facilmente a inclusão de um elemento ausente (Segundo momento da prova) ou a inclusão de outros elementos, como é o caso do palito ”P”.

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