TEMPERAMENTOS NA EDUCAÇÃO

Temperamentos Aplicados à Educação

Márcia Rodrigues


Cada pessoa tem um comportamento diferente, diretamente relacionado ao seu jeito de "ser", ou seja, seu temperamento. Hipócrates distinguiu os temperamentos em 04, sendo eles: Sanguíneo, Colérico, Melancólico e Fleumático.

Todas as pessoas são misturas de temperamentos, ninguém apresenta apenas um, mas no mínimo dois dos 04 temperamentos. “Diversos fatores devem ser lembrados quando você estiver procurando descobrir o seu temperamento. O mais importante é que ninguém se caracteriza por apenas um temperamento (...)”. (LAHAYE, 2001).

No campo educacional os temperamentos vão auxiliar ao professor na conduta de suas aulas em todas as disciplinas, um professor sábio educa os sentimentos e a emoção dos seus alunos, não somente se preocupa com a transmissão de saberes sistemático.

A teoria dos 04 temperamentos desenvolve um trabalho de forma peculiar e exclusiva, valorizando os aspectos que envolvem cada temperamento, suas necessidades e cuidados individuais. Os pontos fortes e fracos que cada temperamento apresenta apontam para diversas formas de ensino, quando o professor observa essas diferenças utiliza o potencial e as criatividades de cada pessoa.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem