Augusto Cury
A aventura de ensinar, criar e educar.
O educador lida com a arte de educar. O instrumento de sua arte é a pedagogia. Ciência da educação, do ensinar.
É no seu ensinar que se dá o seu aprendizado de artista.
Toda pedagogia sedimenta-se num método. Maneira de ordenar, organizar com disciplina, a ação pedagógica segundo certos pressupostos teóricos.
Toda pedagogia está sempre engajada a uma concepção de sociedade política. É neste sentido que nesta concepção de educação este educador faz arte, ciência e política.
Faz política quando alicerça seu fazer pedagógico a favor ou contra uma classe social determinada. Faz ciência quando apoiado no método de investigação científica estrutura sua ação pedagógica. Faz arte porque cotidianamente enfrenta-se com o processo de criação na sua prática educativa, onde no dia-a-dia lida com o imaginário e o inusitado. A ação criadora envolve o estruturar, dar forma significativa ao conhecimento continuativo. Toda ação criadora consiste em transpor certas possibilidades latentes para o campo do possível, do real.
Assim como o próprio viver, o criar é “um processo existencial. Não lida apenas com pensamentos nem somente com emoções, mas se orienta nas profundezas de nosso ser, onde permeia os pensamentos ao mesmo tempo que a inteligência estrutura, organiza as emoções.” (Fayga Ostrower,Criatividade e processo de criação). É nesta busca de significados que o educador estrutura e organiza a consciência de seu viver pedagógico.
O ato criador é o processo de dar forma, dar vida aos nossos desejos. para isto, é necessário estar concentrado- com o corpo e a alma presentes- para desenvolver o esforço na educação do desejo que traz o germe da paixão.
Paixão que precisa ser educada...
No exercício disciplinado de sua arte (mediado por seus instrumentos metodológicos) é que a paixão de educador é educada.
Educador ensina a pensar, e enquanto ensina, sistematiza e apropria-se do deu pensar.Pensar é o eixo da aprendizagem.
Para pensar e aprender tem-se que perguntar. E para perguntar é necessário existir espaço de liberdade e abertura para o prazer e sofrimento inerente a todo processo de construção do conhecimento.
A pergunta é um dos sintomas do saber .Toda pergunta revela o nível da hipótese em que se encontra o pensamento e a construção do novo conhecimento. Revela também a intensidade da chama do desejo, da curiosidade de vida.
Educador ensina a pensar, mas somente pensar não basta. Educador ensina a pensar e agir, segundo o que se pensa, enquanto se faz.
Nesta concepção de educação o educador é um leitor, escritor, pesquisador, que faz ciência da educação.
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