DINÂMICAS DE SELEÇÃO- ENTREVISTA DE EMPREGOS




Técnicas:
Quebra Gelo

Imagem&Ação

Indicadores:

Ø Abertura;
Ø Integração e descontração;

Cargos Indicados:

Ø Vendas, analistas de marketing;
Ø Operadores de Telemarketing;
Ø Trainee, estagiários (todas as áreas);
Ø Analistas e assistentes administrativos;

Número de participantes:

10 a 20 participantes;

Desenvolvimento:

Distribuir para o grupo papéis contendo pares de palavras compostas e informar para somente abrir após a autorização do facilitador.

1 º comando: O facilitador informa que todos receberam palavras compostas e que eles devem identificar uma outra pessoa que tenha uma palavra que seja igual a sua. Formar pares e sentar ao lado desta pessoa.

2º comando: O facilitador informa que cada dupla terá que criar uma maneira de expressar de forma não verbal a palavra que eles possuem em mãos, dentro de um tempo máximo de 1 minuto. Os dois participantes devem estar envolvidos de alguma forma nesta apresentação. Só poderão sentar assim que a palavra for identificada pelo grupo.

Comentários:


Ø Por esta atividade ser estimulante e divertida, é indicada para ser utilizada antes mesmo da entrevista em grupo, facilitando assim que os candidatos se sintam mais à vontade para iniciar uma apresentação individual.

Ø No caso do número de participantes ser impar um assistente ou mesmo um outro participante que já se apresentou poderá formar a dupla com quem sobrar.

Ø Muitas vezes dentro de uma organização não temos disponíveis todos os recursos que consideramos importantes para se desenvolver uma determinada atividade, contudo, utilizando-se de criatividade e flexibilidade os resultados podem ser surpreendentes.

Folha de Autógrafos

Distribua o material, adequando-o ao número de participantes. Explique que deverão ler todas as frases e procurar uma “pessoa” para cada situação, colocando o nome do colega ao lado para saber quem você identificou. Informe que eles terão no máximo 5 minutos para conseguir o máximo de autógrafos possíveis na folha de papel. Permita que todos saiam de seus lugares, para que o grupo se descontraia e assim travem conhecimentos em maiores responsabilidades.
O tempo varia de acordo com o número de participantes.
Quando todos tiverem terminado, peça que digam quantas assinaturas conseguiram, pedindo a alguns que leiam sua escolha. O facilitador pode também selecionar algumas perguntas e lançar para o grupo afim de que todos se conheçam.

MODELO FOLHA DE AUTÓGRAFOS
Instruções:
- Dentre os seguintes itens, selecione 10 deles colocando um x em cada uma de suas escolhas.
- Durante a sessão de busca de autógrafos, você estará entrevistando pessoas para descobrir aquela que preenche cada uma das 10 categorias ou condições que você escolheu.
- Você obterá então o autógrafo daquela pessoa no espaço apropriado.
- Você deve ter um autógrafo diferente para cada um dos 10 itens.

( ) 01 – Alguém do mesmo signo astrológico que o seu ......................................................................
( ) 02 – Alguém que more sozinho........................................................................................................
( ) 03 – Alguém que tenha nascido no mesmo Estado que você..........................................................
( ) 04 – Alguém que toque um instrumento musical..............................................................................
( ) 05 – Alguém que more no mesmo bairro que o seu.........................................................................
( ) 06 - Alguém que tenha filhos...........................................................................................................
( ) 07 – Alguém que torça pelo mesmo time que o seu.........................................................................
( ) 08 – Alguém que pratique esporte....................................................................................................
( ) 09 - Alguém que tenha animal doméstico.......................................................................................
( ) 10 - Alguém que já tenha composto uma música...........................................................................
( ) 11 - Alguém que saiba recitar uma poesia.....................................................................................
( ) 12 - Alguém que more com a sogra ..............................................................................................
( ) 13 - Alguém que já tenha desfilado em escola de samba.............................................................
( ) 14 - Alguém que já tenha pulado de pára-quedas.........................................................................
( ) 15 - Alguém que pratique um esporte radical................................................................................
( ) 16 - Alguém que saiba cozinhar um prato especial.......................................................................
( ) 17 - Alguém que saiba pintar quadros...........................................................................................
( ) 18 - Alguém que seja casado........................................................................................................
( ) 19 - Alguém que saiba dirigir.........................................................................................................
( ) 20 - Alguém que já tenha viajado para o exterior..........................................................................


Gente pra Gente

É colocada uma música e o facilitador convida a todos a começarem a dançar livremente pela sala. Informar ao grupo que ao parar a música, o facilitador vai dizer duas partes do corpo. Ex: Cotovelo para joelho! Os jogadores imediatamente devem procurar um parceiro e unir ou encostar as partes do corpo que foram pedidas. A música recomeça, todos saem dançando até parar de novo e novas partes do corpo serem solicitadas. Destacar que caso o facilitador fale “Gente pra Gente” todos devem começar a se saudar da maneira que lhe convir.

Apresentação Divertida

O facilitador coloca uma música animada / energizante. Dizer que vamos começar a nos apresentar, porém de uma forma descontraída. O facilitador coloca no quadro o número 1 associando a ele a frase “muito prazer, meu nome é...”, o número 2 associando a ele a frase “muito prazer, (nome da pessoa)” e número 3 associando a ele uma saudação. Explica então que quando o facilitador gritar 1 a pessoa procura um colega mais próximo e se apresenta, no 2, a pessoa cumprimenta o colega dizendo o nome dele (a), e no 3 apertam as mãos.

Coffee Break

Formar duplas aleatoriamente. Dizer que vamos começar a nos apresentar, porém de uma forma descontraída. Participantes irão se conhecer como se estivessem participando de um coffee break. Facilitador deve colocar guia de principais perguntas para facilitar o quebra gelo inicial. Informar que cada um terá 2 minutos para conhecer o outro colega. Ao final o facilitador se aproxima de cada dupla no coffee break a fim de ser apresentado e o candidato A apresenta o B e vice versa.

Sugestões de perguntas:
Além das informações pessoais e profissionais básicas que você deseja saber coloque também perguntas do tipo:
(1) Qual característica sua que só é reconhecida pelos outros depois de algum tempo de convivência?
(2) Relate uma situação que lhe remeta a um momento de grande aprendizado?
(3) Se você fosse para uma ilha deserta o que e quem seria indispensável levar?
(4) Qual a personalidade que você mais de identifica e porque?
(5) Qual característica sua você venderia por R$ 1,00?
(6) Que característica sua as pessoas daqui vão ficar sem conhecer/ saber logo após saírem?
(7) Relate algo que você não curte, mas faz por algum motivo?
(8) Relate algo que você curte, mas não faz?
(9) Qual é sua característica marcante de acordo com a opinião dos seus amigos e conhecidos?
(10) Se você encontrasse a Lâmpada de Aladin que pedido você faria?



Técnica:
A Copa do Mundo

Indicadores:

Ø Capacidade de comunicação e expressão,
Ø Capacidade de análise e síntese,
Ø Senso de realidade,
Ø Trabalho em equipe.


Cargos Indicados:

Ø Trainee, estagiário;
Ø Área técnica – contabilidade, finanças, informática;
Ø Engenheiros;

Número de participantes:

10 a 20 participantes;


Desenvolvimento:

Dividir o grupo em subgrupos. Dar 10 minutos para discussão.
Abrir discussão informando ao grupo que devem chegar a um consenso sobre a situação.


Comentários:

Ø O facilitador poderá intervir durante a discussão questionando colocações (a fim de averiguar qual a linha de pensamento utilizada pelo participante) ou mesmo perguntando a um participante menos ativo qual a posição dele sobre o que um determinado colega acabou de falar. Esta estratégia é essencial principalmente em grupos com um grande número de pessoas.

Ø Em muitas organizações o processo decisório é algo que envolve não só escutar o outro, mas, principalmente, identificar os prós e os contras de cada situação para, somente depois tomar uma posição baseada em argumentos coerentes e nas opiniões dos membros da equipe.


A COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo é um dos eventos mais esperados pelos apaixonados por futebol no mundo todo. Apesar de ainda faltar alguns anos, a Seleção Brasileira já está se preparando para mais esse grande espetáculo do esporte.

A Telez foi convidada para ser um dos fornecedores de tecnologia para viabilizar a execução de um dos maiores eventos de interação via Internet já ocorridos no País - um chat com o Técnico da Seleção e a Equipe de Jogadores antes da entrada no campo, durante os intervalos e após o jogo.
A participação nesse evento dará uma exposição internacional para sua empresa, além de um faturamento comparável a 20% de sua receita do ano passado. Não há dúvidas de que estrategicamente e financeiramente é muito importante ser escolhido como fornecedor desse evento.

Os dilemas:
A Telez é uma empresa de transmissão de dados e voz via cabo. Sua rede vem sendo modernizada nos últimos 4 anos, mas ainda existem áreas nos grandes centros cuja qualidade da operação está limitada em função da antiguidade da rede.
No evento da Copa está previsto o volume de 6 milhões de pessoas utilizando o acesso discado para participar do chat a cada jogo. Em algumas regiões importantes, como por exemplo, o interior de São Paulo, a rede de cabos ainda não foi restaurada para assegurar qualidade de serviço no volume de acessos que está sendo esperado.
A Equipe de Planejamento de Rede realizou estudos e já indicou que, em 40% das regiões onde o volume de acesso deve ser alto, a qualidade da rede não será capaz de suportar e viabilizar o serviço de qualidade.

Alternativas:
Aceitar o convite e fornecer o serviço de acesso via internet ao chat com a equipe da seleção. Nessa alternativa existe o risco de comprometer a imagem da Telez em algumas regiões onde o serviço pode ser interrompido.
Declinar ao convite, assumindo o prejuízo à imagem e à lucratividade, se ocorrerem problemas no serviço.

Observações:
Você não tem orçamento para restaurar a rede nessas áreas – qualquer utilização de verba extra para esse projeto implicará em não atendimento do cronograma de manutenção preventiva e corretiva em outras áreas com grande concentração de usuários e com longo tempo de espera.
A Telez passa por um momento financeiro de queda de lucratividade em função da perda de faturamento, especialmente após a entrada de um novo concorrente.



Fonte:Workshop: Peter Altoé Noronha. Técnicas de seleção. Identificando o candidato ideal. Rio de Janeiro, janeiro de 2004.

Imagem:http://www.boutiquedellibro.com.ar/paseos/825-78.gif

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem