GLOSSÁRIO UNIVESITÁRIO


IES -  Instituições de Ensino Superior

Atlética -Entidade responsável pela organização e inscrição das equipes em torneios universitários.

C.A. / D.A. - Centro Acadêmico e Diretório Acadêmico, entidades que representam os direitos dos estudantes perante às IES. 

Federações Universitárias - Responsáveis pela organização de competições universitárias em níveis regionais e estaduais. Acima das Federações Universitárias, está a CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário) que cuida dos torneios nos âmbitos Nacional e Internacional.



Exame -Os exames ou recuperação, assim como no ensino médio, são destinados àqueles alunos que não conseguiram atingir a média mínima exigida durante o curso. Ao final do curso ou ao final de cada semestre, estes estudantes têm a oportunidade de alcançar a média necessária para concluir o curso.

Bixete,Bixo -  Apelido dado aos novatos no curso. 

DP -  (Dependência) é a reprovação ou retenção em uma matéria específica. A grande maioria das IES permite que você carregue uma ou duas DP´s para ou próximo ano. No entanto, isto não é nenhuma vantagem, uma vez que, além das disciplinas do ano subseqüente, você terá de cursar as DP´s também e arcar com os custos de mais estas aulas.

Habilitação - Alguns cursos tem subdivisões. É o caso de Comunicação Social, por exemplo, que se divide em Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e TV, e Publicidade e Propaganda. Essas subdivisões são as chamadas Habilitação.  




Faltas - As IES são muito rigorosas quanto ao número de faltas dos alunos, principalmente porque elas reprovam.



Jubilar -  Quando passa de um  limite, você é jubilado, ou seja, expulso. Em geral, as universidades permitem que você conclua o curso no dobro do tempo regular menos um ano. Traduzindo, para uma graduação de quatro anos o período máximo para concluí-la é de sete anos. 

Prova Substitutiva ou Segunda Chamada -   Fazer uma prova substitutiva.



MBA -Abreviação para Master Business Administration, ou, em português, um Especialista em Gestão de Negócios. 

Terminais Eletrônicos ou TIA -  conferir notas e faltas. Além disso, algumas universidades disponibilizam aí todo cadastro da instituição.  cartão magnético  recebido no ato da matrícula, é a chave para usar este sistema. Outra alternativa para acessar estes terminais é utilizar o número de matrícula ou o  R.A..


R.A. / Número de Matrícula - Registro Acadêmico ou Número de Matrícula são aquelas extensas combinações de dígitos que, geralmente, estão impressas no  cartão de identificação de aluno e também nos demais documentos da IES. 


TCC / TGA / Projeto Experimental - Todas elas são sinônimos para Projetos de Conclusão de Curso. Alguns cursos exigem que os alunos apresentem Monografias sobre temas específicos e outros pedem para que os estudantes elaborem um trabalho que englobe todo o conteúdo aprendido durante a graduação. Em geral, este trabalho é pedido no último ano dos cursos.


Trote -  As tintas, as brincadeiras e, no caso masculino, a queda forçada de cabelos são as principais marcas desta "brincadeira" dos veteranos. Há também a versão mais politizada do trote que, geralmente, envolve os calouros em atividades sociais.  


Veterano - Os veteranos são aqueles alunos que já estão na universidade há, no mínimo, um semestre. Ou seja, qualquer que tenha chegado antes 


Fonte: http://www.universia.com.br/materia/glossario_univ.jspe você!

Imagem: www.fator1.info/Imagens/ estudante%201%20copy.gif

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem