Oficinas Psicopedagógicas

Com tantas mudanças ocorrendo no mundo, à educação não poderia continuar invicta a tanta transformação, apesar de muitos continuarem utilizando de métodos e técnicas arcaicas em plena era da globalização.

Atuar em educação nos dias atuais é se fazer ser pensante quanto à maneira de agir e de se estar no mundo, devido estas rápidas mudanças, o educador precisa encontrar outras maneiras de atuar em sala de aula que não as velhas e tradicionais formas de se fazer educação, [...]
[...] é preciso se construir em sala de aula um ambiente acolhedor, onde ocorram trocas de experiências, idéias, onde se quebra e se constrói conceitos, assim a metodologia vai se fazendo embasar na vida de todas as pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem. Não existem pessoas vazias, sem conhecimentos, elas trazem consigo uma bagagem imensa sobre o mundo e a vida, Freire (1997), portanto cabe a escola a utilização desta “bagagem”.

A proposta [...] é apresentar as “oficinas psicopedagógicas” como umas destas muitas maneiras de se inovar a educação, por meio delas todos são estimulados a se fazerem presentes como indivíduos atuantes, [...], onde ocorre a ligação entre aquilo que já se sabe com aquilo que somente se faz a idéia do que seja.





Esp. Márcia Rodrigues


[1] Texto extraído do trabalho do curso de pós-graduação, na disciplina “oficinas psicopedagógicas”. A pesquisa para realização deste trabalho foi realizada por meio das atividades com as oficinas desenvolvidas no colégio pesquisado.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem