TEMPERAMENTOS BÍBLICOS


PEDRO, O SANGUÍNEO


Na classificação dos quatros temperamentos, o sanguíneo, dentre outras características, é comunicativo, destacado e entusiasta. Por outro aspecto, é volúvel, indisciplinado e impulsivo. Um personagem bíblico que se encaixa nesse perfil é Pedro. Ele exibia calor, intensivamente, em suas emoções e ação dinâmica. Ninguém foi tão falante, tão vibrante e tão decisivo como Pedro. Amava o Senhor profundamente e era seu companheiro de todas as horas. Demonstrava publicamente suas emoções para com o Senhor. Era desinibido e sincero. Comunicativo, sempre respondia com entusiasmo às emoções do seu coração. Submetendo suas fraquezas ao Senhor e cheio do Espírito Santo, Deus o fortaleceu. Por meio do livro de Atos, podemos ver que seus defeitos foram sobrepujados pelas qualidades, que se realçam em poder nas palavras: constância, coragem, sabedoria, humildade, amor, amabilidade, fé, paciência, liderança.

PAULO, O COLÉRICO

Já o colérico é enérgico, independente, prático. Mas também é irado, sarcástico, impaciente. Um exemplo desse tipo de temperamento é o apóstolo Paulo. A principal qualidade do colérico é a força de vontade, que faz dele uma pessoa enérgica, eficiente, resoluta, e um líder cheio de audácia e otimismo. O livro de Atos e as cartas de Paulo revelam isso. Apesar desse caráter ativo, prático, dinâmico e corajoso, Paulo, antes de conhecer Jesus e receber o Espírito Santo, demonstrou-se um homem cruel, zangado, hostil e amargurado, insensível, astucioso e prepotente. Porém o enchimento diário do Espírito Santo, a entrega de suas falhas a Deus fizeram dele um líder apto que defendeu o Evangelho e escreveu Gálatas 5: 16-22. Olhando para suas fraquezas, ele afirmou: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. (Filipenses 4: 13).

ABRÃO, O FLEUMÁTICO

No grupo dos fleumáticos, o fiel Abraão se destaca. Todas as qualidades do pacífico, prático, bem-humorado, leal, calmo e eficiente, cumpridor de seus deveres, conservador em seus princípios. Deus o provou em todas as Suas promessas, mas ele permaneceu firme na fé. Todavia, ele apresentava também os defeitos desse tipo de temperamento, que são: calculista, temeroso, indeciso, contemplativo etc. Com o crescimento da sua vida espiritual e submissão a Deus, assumiu suas posições e foi liberto da incredulidade, do medo e fortalecido na fé.

MOISÉS, O MELANCÓLICO


Por último, temos a figura de Moisés o representante do grupo dos melancólicos. Ele era talentoso, abnegado, perfeccionista (Deus usou essa qualidade para lhe dar os detalhes da Lei, da justiça divina e do Tabernáculo), leal (os livros da Lei revelam isso) e extremamente dedicado. Mas sofria de um complexo de inferioridade que trazia à tona todas as fraquezas do melancólico. Muitas vezes se deixava dominar pela ira.


Extraído: Temperamentos Transformados, Tim LaHayer (Mundo Cristão)

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem