A matemática para algumas crianças ainda é um terror. Muitos não compreendem as atividades que a professora passa no quadro e ficam muito tempo tentando entender se oproblema é para somar, diminuir ou multiplicar; não sabem nem o que o a situação-problema está pedindo. Alguns, em particular, não entendem os sinais, muito menos as expressões. Contas? Só nos dedos e olhe lá.
Em muitos casos, a situação conflitante não está na criança, mas na elaboração dos problemas com enunciados inadequados para a idade cognitiva da criança. Há também a dificuldade que pode ser realmente da criança e trata-se de um distúrbio e não de preguiça como pensam muitos pais e professores.
Em geral, a dificuldade em aprender matemática pode ter várias causas.
Distúrbios de memória auditiva:
- A criança não consegue ouvir os enunciados apresentados oralmente, portanto, não consegue memorizar os fatos e o resultado é uma incapacidade em resolver os problemas matemáticos.
- Problemas de reorganização auditiva: a criança reconhece o número quando ouve, mas tem dificuldade de lembrar do número com rapidez.
Distúrbios de leitura:
- - Distúrbios de percepção visual: a criança pode trocar 6 por 9, ou 3 por 8 ou 2 por 5 por exemplo. Por não conseguirem se lembrar da aparência elas têm dificuldade em realizar cálculos.
Os dislexos e outras crianças com distúrbios de leitura apresentam dificuldade em ler o enunciado do problema, mas podem fazer cálculos quando o problema é lido em voz alta. (Podem apresentar dificuldade na leitura do problema, mas não na interpretação do mesmo).
Distúrbios de escrita:
- Crianças com disgrafia têm dificuldade de escrever letras e números.
A discalculia é um dos diversos transtornos de aprendizagem, este transtorno não é causado por deficiência mental, nem por déficits visuais ou auditivos, nem por má escolarização, é uma dificuldade em matemática. O portador de discalculia comete erros diversos na solução de problemas verbais, nas habilidades de contagem, nas habilidades computacionais, na compreensão dos números.
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