SUGESTÕES DE COMO LIDAR COM A DESOBEDIÊNCIA DA CRIANÇA

Nesta minha caminhada na área psicopedagógica me deparo com muitos pais aflitos que não sabem o que fazer em situações de desobediência dos filhos.

As perguntas mais frequentes são sobre:

Quando uma criança esperneia em locais públicos o que devo fazer?

Se o meu filho der chilique querendo um brinquedo e as pessoas começarem a olhar meio que atravessado... tenho que reagir como?

O nervoso logo aparece, ação... desaparece, nessa hora os pais ou cuidadores ficam sem saber o que fazer e, em muitas situações os erros são dos próprios pais que agem impulsivamente ou contribuem para determinadas atitudes sem pensar nas consequências.

O primeiro passo é não ceder as "chantagens" e lembre-se: Limites é algo ensinado, portanto desde cedo seu filho deve conviver com regras educativas.

Algumas atitudes que você deverá tomar:

Nada de bater na criança, ainda mais na frente de terceiros, isso contribui para desencadear baixa auto-estima.

A partir de 02 anos a cça já entende, portanto, nada de tapinhas, pois seu filho somente obedecerá por conta do medo, esse método funciona somente quando conversado sobre as consequências do ato ocorrido e deve ser feito esporadicamente, ou seja, nada de rotineiro.



Sempre fale a verdade, acostume desde cedo a dizer sobre o dinheiro, as compras, as necessidades... essa atitude ajudará na hora de irem juntos ao supermercado.


Não prometa presentes caso ela fique boazinha e obediente, sempre use de explicações sobre a importância dos atos ou a necessidade de tal atitude.


Em lugares público, não fique tentando convencê-lo que sua atitude é errada, a melhor maneira é dizer que vai embora e somente ao chegar em casa vocês conversam sobre o assunto.

Estabelecer limites é fundamental, mas fale de maneira clara o que deve ou não deve ser feito, nas primeiras situações ajude-o a limpar, guardar, enfim, ensine-o depois deixe-o fazer sozinho, caso aconteça uma próxima vez.

Ao utilizar do descanso, mais conhecido como "castigo" explique o porque você está agindo desta maneira, nada de imponhor o castigo sem explicações.

Sabe o famoso cantinho da disciplina tão divulgado pela Supernanny? Pois é, esse método é uma alternativa incrível, mas somente o mande pro cantinho após o primeiro alerta, a permanência depende da idade e o mais importante, ele deve saber porque estáindo pra lá.

Se você disse "não", mantenha sua decisão, oscilações é o inimigo nº 1 da obediência, os pais devem seguir o mesmo parâmetro. Permaneça sempre firme!

dar exemplos é fundamental, você é a inspiração de seu filho.

Se ele fala gritando, explique a maneira correta e mantenha o costume explicado.

Nada de contradições na frente de seu filho, isso somente ajuda a perder autoridade, tentam um acordo e depois falem com a cça.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem