ESTÍMULOS

Estímulos desempenham papel importante no desenvolvimento intelectual e emocional infantil, desde que sejam dados com afeto e sem ansiedade.

Os especialistas hoje são unânimes ao classificar os estímulos como a base do desenvolvimento físico e emocional da criança, do simples toque à leitura de uma história, tudo tem sua contribuição na arte de estimular. São esses estímulos que darão vida e farão crescer a rede de neurônios (células nervosas encarregadas de receber e transmitir impulsos nervosos) que o bebê apresenta ao nascer.

Desde que a criança não apresente nenhuma patologia ou distúrbio, seus neurônios estabelecem naturalmente entre si conexões, as tão conhecidas sinapses, por meio das quais vão formando a rede de aprendizado.

Se o bebê for estimulado nos primeiros meses de vida, a quantidade de sinapses será maior, possibilitando dessa forma uma habilidade motora mais refinada, uma memória melhor e outros fatores importantes para um desenvolvimento adequado. Sabendo-se que até os oito meses os neurônios estão no auge da atividade e criam cerca de 100 trilhões de conexões. E, até os três anos, as sinapses continuam ocorrendo com velocidade e facilmente. Por isso, esse período é decisivo para a formação de uma criança, nessa fase será estabecido os vínculos que serão duradouros e permanentes. Caso ela não vivencie uma relação de afeto nesse período, a tendência a ter dificuldades nos relacionamentos na fase adulta será maior.

Vale ressaltar que o segredo da estimulação está nas simples situações do cotidiano. Aproveitar a hora do banho e da troca de fraldas para dar carinho, tocar, fazer massagens leves, brincar e conversar, é uma excelente oportunidade para educar a emoção da criança. A partir do estímulo e da afetividade, a inteligência da criança pode ser aprimorada por meio de atividades indicadas para cada fase, mas não adianta querer estimular precocemente.

Pendurar um móbile no berço quando o bebê tiver um ou dois meses de idade, colocar objetos distantes do seu alcance para que ele os apanhe na fase em que começa a engatinhar e oferecer revistas para pintar e desenhar aos 18 meses, são algumas sugestões de estímulos que podem oferecer a criança diferentes experiências e a possibilidade de avançar outras etapas no percurso do seu aprendizado.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem