A PSICOPEDAGOGIA COMO PARCEIRA DA EDUCAÇÃO

A psicopedagogia é um campo de atuação em saúde e educação que trabalha com o processo de aprendizagem e suas dificuldades, “é uma nova área de conhecimento que busca uma compreensão mais integradora do fenômeno da aprendizagem humana” (Kiguel, 1983).

Visando uma educação que valorize as competências individuais, o colégio que optar por buscar subsídios psicopedagógicos para desenvolver um trabalho preventivo no campo educacional, deve ter em mente que essa parceria somente encontrará resultados satisfatórios se o pai, a mãe ou responsável-participar.

A criança é um ser social, diante deste fato todos os aspectos que a envolve são importantes para a compreensão do processo ensino-aprendizagem. A psicopedagogia busca adentrar no universo do paciente buscando conhecer as causas que o levaram a desenvolver qualquer dificuldade, seja ela, emocional, cognitiva, funcional e outros, por meio de sessões com a criança, família e escola, visa prevenir (institucional) ou remediar (clínico) a situação que interfere no desenvolvimento da criança.

Quem nunca ouviu falar em Hiperatividade, Déficit de atenção, Dislexia, Discalculia, Disgrafia, etc. Não precisa ser nenhum especialista para saber da existência destes e outros transtornos, síndromes ou patologias, mas quem também nunca ouviu falar que prevenir é melhor que remediar? Portanto, atenção- amor- carinho- respeito- liberdade de expressão- abraço- beijo- passeio no parque- visitas na escola- colaboração com as atividades- dedicação... São remédios acessíveis a qualquer pessoa e que podem custar caro se não forem usados.

A prevenção é o que a psicopedagogia institucional oferece as escolas, aproveite e ganhe a causa em prol de seu filho junte-se a comunidade escolar e encare essa maratona de remédios receitados acima, busque uma vida mais saudável e feliz, onde todos se respeitam e são respeitados em todas as suas individualidades.

Márcia Rodrigues
Psicopedagoga

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem