COMO CONTROLAR OS TEMPERAMENTOS

“Teoria dos 4 temperamentos”



Hipócrates (460 a 370 a.c.), o chamado “Pai da Medicina” ele foi o gigante do mundo médico da Grécia antiga. É dado a ele o crédito, que através dele a medicina passou a preocupar-se com problemas psiquiátricos. Ele reconheceu que existem diferentes temperamentos no ser humano:
Sua tese consistia que o seu temperamento dependia dos “humores do seu corpo”


- Da bílis amarela, Os Coléricos, (Líderes, Construtores, Engenheiros,)
- Da bílis preta, Os Melancólicos. (Artistas, Músicos, Filósofos)
- Da fleuma, Os Fleumáticos, (Diplomatas, Professores, Técnicos)
- Do sangue, Os Sanguíneos, (Oradores, Vendedores)


Ninguém se caracteriza por um só temperamento. Às vezes durante o dia passamos pelos 4! A questão é que todos nós acabamos tendo um como mais acentuado.
A teoria era bioquímica em sua essência, e embora a substância da mesma tenha desaparecido, permanece ainda conosco a sua forma. Hoje porém falamos de hormônios e outras substâncias bioquímicas em vez de “humores”, substâncias que podem induzir ou afetar o comportamento observado.


Emmanuel Kant, um filósofo Alemão famoso, foi talvez o homem que mais difundiu pelos anos de 1798 a idéia dos 4 temperamentos. No final do século XIX, o estudo do temperamento humano ganhou um novo impulso com o advento de uma nova ciência, denominada psicologia, que logo depois levou um grande golpe com a chegada de Sigmund Freud, no início do século XX, com seu ponto de vista determinista e ateu, toda ciência do comportamento humano foi contaminada pela teoria “Freudiana”


A reação dos psicólogos e psiquiatras não cristãos tem sido de desprezo à teoria dos 4 temperamentos, porque ela não é compatível com as idéias humanistas, liberais e evolucionistas em voga hoje nos meios acadêmicos ainda tão influenciados pelos ateus Freud e Darwin.

Estes dois homens estabeleceram o mundo acadêmico do século XX sob duas premissas mentais diabólicas:
1. Deus não existe: O homem é um mero acidente biológico,
2. O Homem é um ser supremo: Assim tem a capacidade de resolver seus próprios problemas.

Contudo quando vemos por um lado o mal, dor, morte, e por outro o bem, a vida, a graça, o perdão. Vemos que a teoria dos humanistas está errada, Existe sim Deus e ele se preocupa e intervém na história da humanidade.

Uma parte da humanidade hoje está tentando se curar apenas com a psicologia e a psiquiatria, esquecendo-se que o homem é um ser físico-emocional e espiritual, e boa parte de seus males emocionais e físicos, tem suas origens em questões espirituais.

Todavia os 4 diferentes temperamentos existem e eles precisam da mensagem da cruz de Cristo. Como disse Paulo:
“Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes” – I Co. 1: 18-19.

Como Paulo disse: “Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” – II Co 10.5

Os 4 temperamentos são aceitos pela grande maioria dos cristãos, porque eles são compatíveis com os ensinos Bíblicos que afirmam que o homem tem uma natureza pecaminosa, fraca, decadente, uma velha carne corruptível. E A Bíblia nos ensina como pelo poder do Espírito vencer o mal e restaurar esta natureza débil e carnal.

Acredite, com Jesus Cristo é possível você controlar seus temperamentos e impulsos, você recebe uma nova natureza, capaz de vencer os descontroles e distúrbios da velha natureza, corrompida. Quanto a isto você não está mais sozinho para controlar seus temperamentos, eles passam a ser controlados pelo Espírito Santo que vive em você.

Hoje sabemos que a situação do nosso estado físico, afeta diretamente nosso estado emocional.
Tim LaHaye, (Conhecido agora pela grande série de ficção-cristã, Deixados para Trás) escreveu um livro em 1971 nos EUA, que chegou ao Brasil em 1978, foi uma verdadeira febre, vendendo milhões em todo mundo que classificava...
Pedro era sanguíneo,
Paulo era colérico,
Moisés era Melancólico,
Abraão era Fleumático,
A força da fé em Deus transformou estes pobres homens em gigantes!
Todavia todos tiveram seu andar transformado pelo fato de encherem-se do Espírito Santo e decidirem andar no Espírito. Homens, com temperamentos diferentes, mas que foram transformados pelo poder de Deus e suas vidas foram vidas e de milhares de pessoas que foram influenciadas por suas vidas, inclusive eu e você.

NENHUM HOMEM PODE MUDAR SEU TEMPERAMENTO POR SI MESMO,
NEM PELA MELHOR TERAPIA OU FILOSOFIA,
POR DENTRO SÓ DEUS PODE MEXER E MUDAR!

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem