PSICOPEDAGOGIA E A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM

Trabalho investigativo do Psicopedagogo para o reconhecimento das causas da dificuldade de aprendizagem, considera os critérios a seguir:

1.Relação que o sujeito da aprendizagem estabelece com o conhecimento e o saber;
2.Relação ensinante-aprendente;
3.Possíveis manejos inadequados na instituições que provocam dificuldades de ordem reativa;
4.Aluno é visto como um todo, levando-se em consideração as quatro estruturas (organismo, corpo, estrutura simbólica ou desejo, estrutura cognitiva ou inteligência);
5. Contexto onde ele se insere é importante para esclarecer a sua relação com o conhecimento;
6. Os conflitos são considerados pertinentes e decorrentes das tensões, advindos da complexidade dos fatores presentes nos ambientes onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem;
7. Diagnóstico psicopedagógico: uma parte significativa dos profissionais apóia a pesquisa diagnóstica na zona do desenvolvimento proximal, pois diagnósticos pautados apenas na psicometria, como forma de medir habilidades e competências, são entendidos como “uma fotografia instantânea”

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem