PSIQUIATRIA



O Senhor é meu pastor: nada me faltará.
Ele me faz repousar em pastos verdejantes.
Leva-me para junto das águas de descanso;
refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da
justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da
morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo: a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários,
unges-me a cabeça com óleo;
o meu cálice transborda.
Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida;
e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.

Ao pesquisar sobre medicamentos psiquiátricos deparei-me com um livro intitulado “A psiquiatria de Deus - Fórmulas para se conseguir manter a saúde mental e espiritual de Charles L. Allen”. O autor relata que certo homem, muito admirado por ele, tornou-se presidente da companhia na qual iniciará com uma posição inferior, mas sua força de vontade e habilidade o posicionou ao cargo de chefia, entretanto ele não conseguiu o sucesso pessoal, tornou-se nervoso, tenso, preocupado, doentio.

Por recomendações médicas, procurou um pastor que o receitou a leitura cinco vezes ao dia, durante uma semana do Salmo 23. Deveria lê-lo ao acordar pela manhã, com calma, atentamente, meditando nas palavras, em espírito de oração, depois o leria após o café, do mesmo modo, em seguida leria após o almoço, novamente após o jantar e por fim antes de deitar-se. A recomendação feita pelo pastor constava de uma leitura que deveria ser tranquila, sem pressa, parando em cada frase para que a mente pudesse embeber-se do significado de cada versículo, e, o garantiu que realizando passo a passo as coisas mudariam dentro de uma semana.

Parece simples? Então, a explicação do autor se baseia no poder contido neste salmo, que segundo ele já operou maravilhas na vida de várias pessoas, as quais ele sugeriu essa “técnica de leitura”. O homem, o qual havia recebido esta receita, disse que não teria tempo para lê-lo cinco vezes ao dia e o leria de as 05 vezes pela manhã, entretanto, se um médico lhe receitasse uma medicação para ser tomada após as refeições, ou de tantas em tantas horas, alguém tomaria todo o medicamento de uma vez? Pois é, o autor relata que muitas pessoas, devido o salmo ser pequeno, o decoram e simplesmente buscam por sua meditação, ao invés de lerem, ele garante que não resolve, para obter bons resultados deve-se realizar os estudos da maneira indicada.

O filósofo Ralph Waldo Emerson disse: “O homem é aquilo em que ele pensa constantemente.” Marco Aurélio afirmou: “A vida do homem é o que seus pensamentos a fazem.” Norman Vincent Peale: “Mude seus pensamentos, e mudará seu mundo.” E a Bíblia ensina: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é” (Pv. 23:7).

O Samo 23 é uma fórmula para modelar os pensamento. Nele, o Rei Davi está animado pelo mesmo espírito que levou o apóstolo Paulo a escrever: “Esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo” (Fl. 3:13,14), ou o mesmo espírito que dominava o Senhor quando disse: “Nem eu tão pouco te condeno; vai, e não peques mais” (Jo 8:11).

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem