ATIVIDADES COM MÚSICA E POESIA


Poemas para cantar

Conteúdo: Linguagem Musical
Introdução: Nesta seqüência de atividades, além de ampliar seu repertório musical, as crianças podem conhecer um pouco mais sobre a canção uma composição normalmente curta, que combina música uma melodia com poesia a letra.

Objetivos
- Ampliar o repertório musical das crianças
- Aprender a ouvir/apreciar músicas diversas
- Conhecer alguns poemas ou obras literárias musicadas


Conteúdos específicos
Escuta musical
Repertório musical
Poesia
Canções

Ano: 4 a 6 anos
Tempo estimado: Um semestre
Material necessário: Você vai precisar de alguns livros e de um aparelho de som.
Para a realização desta seqüência, sugerimos algumas obras musicais com as características pedidas pela atividade: CDs: A Arca de Noé - volumes 1 e 2 (poemas de Vinícius de Moraes), Universal; De Paes para Filhos, de Paulo Bi (poemas de José Paulo Paes), MCD Records; Quero Passear, do Grupo Rumo, Palavra Cantada; Canções dos Direitos das Crianças, diversos artistas, Movieplay.

Desenvolvimento das atividades
Ouvir canções em roda
Na primeira atividade, leve o aparelho de som e apresente para a classe o que escutarão juntos. Conte às crianças que algumas das canções que vão ser ouvidas foram originalmente escritas como poesia. Esse é o caso, por exemplo, das faixas que compõem o CD A Arca de Noé, cujas letras são de Vinícius de Moraes, que só ganharam o acompanhamento da música muito tempo depois de terem sido criadas.

Leia os poemas, textos ou letras das canções antes e também depois de ouvir a música. Procure deixar ao alcance das crianças, os livros em que estão os poemas ou textos musicados, para que eles sejam manuseados após a roda de leitura e música, e também em outros momentos do dia.
Ao fim de um período, todos devem saber cantar as músicas aprendidas, e podem cantar com a gravação.

Faça com que a atividade de escutar canções e poemas musicados seja um momento especial: crie uma aconchegante roda de música, na própria sala de convívio diário, e realize esse encontro, por exemplo, duas ou três vezes por semana.

Depois de conhecidas, as músicas passarão a fazer parte do repertório das crianças, e poderão ser tocadas e ouvidas em outros momentos do dia.

Avaliação
Quando a atividade envolve música, é importante que o professor não compare as aprendizagens, mas que consiga observar as características de cada criança dentro do grupo. Ao escutar uma canção, elas não manifestam seu prazer e seu interesse da mesma maneira. Nem todas dançam ou batem palmas; algumas preferem se manter atentas, apenas
escutando, o que não significa não gostar do que ouvem.

É importante que o professor reconheça as manifestações de prazer e desprazer de seus alunos diante da música. Ele pode organizar rodas de apreciação musical, em que todos conversarão sobre suas músicas preferidas, sobre porque gostam ou não de determinada obra. Com isso em mente, podem ser bons critérios de observação:
- As crianças incorporaram canções apresentadas na roda de música ao seu repertório? Cantam-nas espontaneamente?
- As crianças se interessaram em procurar e localizar os poemas/letras de canções nos livros?
- As crianças pedem, em outros momentos do dia, para que o professor toque as canções que escutaram na roda de música?

REFERÊNCIA:
http://revistaescola.abril.com.br/educacao‐infantil/4‐a‐6‐anos/poemas‐cantar‐428258.shtml
Acesso 03/06/09 às 17h30min

2 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

shalom!

1. Uma alegria conhecer o vosso blog. O Deus Eterno lhes conceda vitória!

Deixo Sl 32.8

abraços, Marcello de Oliveira

P.s Acesse: http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto: A Pomba Yonáh - Cantares 2.14

Márcia Rodrigues disse...

Olá Marcello, agradeço a sua visitinha... volte sempre, obrigada pela Palavra do Senhor que vc me deixou, vou dá uma passadinhna na sua página, agradeço a sua participação.

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem