AS PESSOAS SEMPRE BUSCAM POR TESTES, ATÉ MESMO PARA CONHECER E NÃO NECESSARIAMENTE APLICÁ-LOS, DISPONIBILIZEI ESTA SESSÃO COM ALGUNS TESTES PARA QUE TODOS POSSAM SABER DE SUAS EXISTÊNCIAS E SEUS OBJETIVOS. Alguns testes são exclusivos para psicólogos.
IDATE - Inventário de Ansiedade Traço-Estado
Autor: C. D. Spielberger
Administração:
Apresentação: papel e lápis, verbal e avaliação objetiva
Aplicação: individual ou coletiva
Tempo de aplicação: livre, com duração média de 10 minutos
Tempo de correção: 5 minutos
Idade de aplicação: adolescentes e adultos
Nível de escolaridade: alfabetizados
Indicações: Psicologia clínica, Desportiva e Seleção de pessoal
Objetivo:
Medir dois conceitos distintos de ansiedade: estado de ansiedade (A-estado) e traços de ansiedade (A-traço)
Informações técnicas:
Composto por duas escalas elaboradas para medir dois conceitos distintos de ansiedade. O inventário é constituído de 20 afirmações que requerem dos sujeitos a discrição de como geralmente se sentem. Visa investigar fenômenos de ansiedade em adultos "normais" e medir ansiedade em estudantes, atletas, pacientes neuro-psiquiátricos, cirúrgicos e de clínica médica.
EDDP - Escore de Deterioração da Pessoa
Autor: Octávio de Freitas Júnior
Administração:
Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação subjetiva
Aplicação: individual ou coletiva
Tempo de aplicação: livre
Tempo de correção: 5 minutos
Idade de aplicação: crianças, adolescentes e adultos
Nível de escolaridade: todos os níveis
Indicações: Psicologia clínica
Objetivo:
Medir através do desenho, numa hipótese projetiva, presença ou ausência de sinais significativos à patologia mental (neuróticos, esquizofrênicos, epilépticos e orgânicos)
Informações técnicas:
O teste visa, através da presença ou ausência de um certo número de traços no desenho da figura humana, detectar sinais que estejam significativamente ligados à patologia mental grave, expressa pela deterioração da personalidade total. Pode ser aplicado a indivíduos de ambos os sexos ou idade desde que já tenham condições ou concepção gráfica.
TCE - Teste dos Conjuntos Emparelhados
Autora: Suzana Ezequiel da Cunha
Administração:
Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação objetiva
Aplicação: individual ou coletiva
Tempo de aplicação: 3 minutos
Tempo de correção: 5 minutos
Idade de aplicação: adolescentes e adultos
Nível de escolaridade: independente
Indicações: Seleção e Orientação profissional, Orientação educacional e estudos clínicos
Objetivo:
Medir a atenção concentrada
Informações técnicas:
O teste tem por objetivo avaliar quantitativamente o grau de atenção do examinando, podendo informar ao mesmo tempo a sua capacidade de discriminação visual. Com isso pode-se medir com o TCE o quanto o testando é capaz de concentrar sua atenção na tarefa que está executando num determinado momento, assim como a qualidade do que é produzido por ele.
EPP - Escala de Preconceito Profissional
Autora: Lúcia C. G. Corona
Administração:
Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação objetiva
Aplicação: individual ou coletiva
Tempo de aplicação: não há limite de tempo, mas não pode exceder a 30 minutos
Tempo de correção: 5 minutos
Idade de aplicação: adolescentes e adultos
Nível de escolaridade: mínimo Ensino Médio completo
Indicações: Orientação profissional
Objetivo:
Medir a influência dos pré-conceitos em relação às profissões e o status idealizado nas escolhas profissionais.
Informações técnicas:
Trabalhando como Orientadora educacional e psicóloga, a autora percebeu que os pré-conceitos influenciam as decisões dos indivíduos. As escolhas ocupacionais inadequadas acreditava ela originar-se em grande parte da existência de pré-conceitos na família, na classe social, na comunidade, impregnando as ações de seus membros, sem que lhes fosse dada oportunidade de atitude espontânea. A Escala objetiva verificar até que ponto o prestígio ou status sócio-econômico, ou seja, o preconceito profissional podem ter influenciado as atitudes, deformando a percepção do campo ocupacional.
TPL - Teste de Prontidão para a Leitura
Autora: Eloah Ribeiro Kunz
Administração:
Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação objetiva
Aplicação: individual ou coletiva
Tempo de aplicação: livre
Tempo de correção: 25 minutos
Idade de aplicação: crianças
Nível de escolaridade: pré-escolar
Indicações: Psicologia escolar e Psicopedagogia
Objetivo:
Medir o desenvolvimento da criança nas habilidades que se exigem no período inicial da leitura
Informações técnicas:
O teste mede o desenvolvimento da criança nas habilidades que se exigem no período inicial da leitura, com isso servindo de facilitador para que se possa:
· adquirir elementos para apreciação do desenvolvimento da criança com objetivo de verificar se ela estaria apta para entrar no período inicial de instrução regular para a leitura;
· descobrir as habilidades que cada criança teria que desenvolver antes do período inicial de leitura ou durante o mesmo;
· reunir grupos de alunos que apresentam as mesmas deficiências a fim de proporcionar a cada grupo as atividades necessárias ao desenvolvimento das crianças que o integram
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