TESTES PSICOLÓGICOS

AS PESSOAS SEMPRE BUSCAM POR TESTES, ATÉ MESMO PARA CONHECER E NÃO NECESSARIAMENTE APLICÁ-LOS, DISPONIBILIZEI ESTA SESSÃO COM ALGUNS TESTES PARA QUE TODOS POSSAM SABER DE SUAS EXISTÊNCIAS E SEUS OBJETIVOS. Alguns testes são exclusivos para psicólogos.


IDATE - Inventário de Ansiedade Traço-Estado

Autor: C. D. Spielberger 

 

Administração:

Apresentação: papel e lápis, verbal e avaliação objetiva

Aplicação: individual ou coletiva

Tempo de aplicação: livre, com duração média de 10 minutos

Tempo de correção: 5 minutos

Idade de aplicação: adolescentes e adultos

Nível de escolaridade: alfabetizados

Indicações: Psicologia clínica, Desportiva e Seleção de pessoal

 

Objetivo:

Medir dois conceitos distintos de ansiedade: estado de ansiedade (A-estado) e traços de ansiedade (A-traço)

 

Informações técnicas:

Composto por duas escalas elaboradas para medir dois conceitos distintos de ansiedade. O inventário é constituído de 20 afirmações que requerem dos sujeitos a discrição de como geralmente se sentem. Visa investigar fenômenos de ansiedade em adultos "normais" e medir ansiedade em estudantes, atletas, pacientes neuro-psiquiátricos, cirúrgicos e de clínica médica.

 

 

EDDP - Escore de Deterioração da Pessoa

Autor: Octávio de Freitas Júnior 

 

Administração:

Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação subjetiva

Aplicação: individual ou coletiva

Tempo de aplicação: livre

Tempo de correção: 5 minutos

Idade de aplicação: crianças, adolescentes e adultos

Nível de escolaridade: todos os níveis

Indicações: Psicologia clínica

 

Objetivo:

Medir através do desenho, numa hipótese projetiva, presença ou ausência de sinais significativos à patologia mental (neuróticos, esquizofrênicos, epilépticos e orgânicos)

 

Informações técnicas:

O teste visa, através da presença ou ausência de um certo número de traços no desenho da figura humana, detectar sinais que estejam significativamente ligados à patologia mental grave, expressa pela deterioração da personalidade total. Pode ser aplicado a indivíduos de ambos os sexos ou idade desde que já tenham condições ou concepção gráfica.

 

 

TCE - Teste dos Conjuntos Emparelhados

Autora: Suzana Ezequiel da Cunha 

 

Administração:

Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação objetiva

Aplicação: individual ou coletiva

Tempo de aplicação: 3 minutos

Tempo de correção: 5 minutos

Idade de aplicação: adolescentes e adultos

Nível de escolaridade: independente

Indicações: Seleção e Orientação profissional, Orientação educacional e estudos clínicos

 

Objetivo:

Medir a atenção concentrada

 

Informações técnicas:

O teste tem por objetivo avaliar quantitativamente o grau de atenção do examinando, podendo informar ao mesmo tempo a sua capacidade de discriminação visual. Com isso pode-se medir com o TCE o quanto o testando é capaz de concentrar sua atenção na tarefa que está executando num determinado momento, assim como a qualidade do que é produzido por ele.

 

 

EPP - Escala de Preconceito Profissional

Autora: Lúcia C. G. Corona 

 

Administração:

Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação objetiva

Aplicação: individual ou coletiva

Tempo de aplicação: não há limite de tempo, mas não pode exceder a 30 minutos

Tempo de correção: 5 minutos

Idade de aplicação: adolescentes e adultos

Nível de escolaridade: mínimo Ensino Médio completo

Indicações: Orientação profissional

 

Objetivo:

Medir a influência dos pré-conceitos em relação às profissões e o status idealizado nas escolhas profissionais.

 

Informações técnicas:

Trabalhando como Orientadora educacional e psicóloga, a autora percebeu que os pré-conceitos influenciam as decisões dos indivíduos. As escolhas ocupacionais inadequadas acreditava ela originar-se em grande parte da existência de pré-conceitos na família, na classe social, na comunidade, impregnando as ações de seus membros, sem que lhes fosse dada oportunidade de atitude espontânea. A Escala objetiva verificar até que ponto o prestígio ou status sócio-econômico, ou seja, o preconceito profissional podem ter influenciado as atitudes, deformando a percepção do campo ocupacional.

 

 

TPL - Teste de Prontidão para a Leitura

Autora: Eloah Ribeiro Kunz 

 

Administração:

Apresentação: papel e lápis, não verbal e avaliação objetiva

Aplicação: individual ou coletiva

Tempo de aplicação: livre

Tempo de correção: 25 minutos

Idade de aplicação: crianças

Nível de escolaridade: pré-escolar

Indicações: Psicologia escolar e Psicopedagogia

 

Objetivo:

Medir o desenvolvimento da criança nas habilidades que se exigem no período inicial da leitura

 

Informações técnicas:

O teste mede o desenvolvimento da criança nas habilidades que se exigem no período inicial da leitura, com isso servindo de facilitador para que se possa:

· adquirir elementos para apreciação do desenvolvimento da criança com objetivo de verificar se ela estaria apta para entrar no período inicial de instrução regular para a leitura;

· descobrir as habilidades que cada criança teria que desenvolver antes do período inicial de leitura ou durante o mesmo;

· reunir grupos de alunos que apresentam as mesmas deficiências a fim de proporcionar a cada grupo as atividades necessárias ao desenvolvimento das crianças que o integram

 

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