PROVAS PIAGETIANAS

Prova de conservação da quantidade de matéria

Descrição do material:

2 bolas de massa de modelar de cores diferentes

B) Execução

            O avaliador pede à criança que iguale as duas bola: “você vê estas 2 bolas de massa? Gostaria que as duas tivessem a mesa quantidade de massa.” “Se pudéssemos comê-las, teriam que ter o mesmo tanto de massa para comer, o que você deve fazer para que as duas tenham a mesma quantidade de massa, nem mais, nem menos?”

            Primeira transformação: transforma-se uma das bolas em salsicha. “E agora, há o mesmo tanto de massa para comer na bola e na salsicha, ou alguma tem mais ou menos?” “Como você sabe? Como você pode explicar?”

            Na continuação, formula-se a contra argumentação. No caso de afirmação da conservação, o avaliador insiste em uma só dimensão: “olha que aqui (salsicha) é muito comprida não acha que há mais para comer aqui do que na bola?” 

            No caso de uma resposta de não – conservação, o avaliador recorda à criança a igualdade de quantidade inicial.

            Pede-se à criança explicações e justificativas que devem ser registradas na ficha. Antes de refazer a bola inicial, pergunta-se à criança: “se volto a fazer uma bola com esta salsicha, terá ou não a mesma quantidade para comer?” Se a criança não resolve corretamente o problema de “retorno empírico”, realiza-se o retorno e, se for necessário, procede-se a uma tentativa de igualar até que a criança julgue que as quantidades são iguais.

Segunda transformação: o avaliador transforma uma das bolas em panqueca (bolacha) e procede como na primeira transformação, finalizando com o problema de “retorno empírico”.

Terceira transformação: o avaliador fragmenta uma das bolas em pedacinhos (em torno de 8 a 10 pedaços) e procede como nas demais transformações. 

 C) Avaliação

Resposta de nível 1 – não conservação: corresponde à etapa intuitiva global. 

Resposta de nível 2 – são condutas intermediárias próprias do pensamento intuitivo articulado. Os juízos oscilam entre a conservação e a não conservação e aparecem de três maneiras diferentes:

  • juízos oscilantes em uma mesma transformação: a criança julga alternadamente que as quantidades são iguais e diferentes:  
  • alternam-se os juízos de conservação e não conservação nas diversas transformações: 
  • em função das contra-argumentações, pode surgir uma alternativa de juízo. 

Resposta de nível 3 – conservação de quantidade de matéria, conduta própria de um pensamento operatório concreto, a partir de 7/8 anos.

         

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