ANSIEDADE


“Marta, estás ansiosa e preocupada”

A ansiedade de Marta a impediu de perceber que sua irmã Maria estava descansada, livre de preocupações...Quero falar de ansiedade, usando a conhecida passagem de Marta e Maria, descrita no Evangelho de Lucas (10.38-42). Lendo o texto, percebemos que Jesus foi amoroso, mas firme ao dizer a Marta que ela estava ansiosa e preocupada com tantas coisas, enquanto uma só era necessária. Acredito que somente ao ouvir essa advertência do Mestre, ela tenha caído em si e percebido como realmente estava a sua vida diante do seu Senhor. Marta estava tão preocupada com os afazeres domésticos que se esqueceu da melhor parte: de ouvir a voz e os ensinamentos do seu Mestre.

Quantas vezes em nossas vidas procedemos como Marta, permitindo que a ansiedade e as preocupações diárias tomem conta de nossa vida. Quando isso acontece, passamos a andar de um lado para o outro, sem uma direção certa e acabamos por tomar decisões precipitadas. A ansiedade nos deixa inquietas, impacientes e nos faz agir impulsivamente, de acordo com o que nós achamos ser o certo. Quando, na verdade, deveríamos deixar Deus agir em nossas vidas, pois como nosso Pai ele sempre sabe o que é melhor para nós.

Lendo o texto, percebemos que Marta, como uma boa anfitriã, se ocupava dos serviços da casa. Certamente, assim como qualquer uma de nós, Marta desejava oferecer ao Senhor o de melhor, queria agradá-lo. Talvez Marta quisesse mostrar a Jesus o seu lado prestativo, queria que ele a visse como uma mulher dedicada e zelosa. Esse era o perfil de Marta. E como ela estava ansiosa e preocupada, Marta de se incomodou com o fato de sua irmã, Maria, não ajudá-la, de não se preocupar da mesma maneira. Creio que no lugar de Marta, isso também nos incomodaria. Tanto que poderíamos até pensar: “Puxa, eu aqui dando duro e Maria à toa!”.

O fato é que a ansiedade de Marta a impediu de perceber que sua irmã Maria estava descansada, livre de preocupações. Maria ouviu atentamente o que Jesus tinha a lhe dizer. Marta, porém, colocou o serviço que fazia para Jesus acima dele próprio. Marta era a anfitriã adequada, Maria, a discípula perfeita.

E você, quem é nessa hitória? Marta, com suas ansiedades e preocupações; ou Maria, a discípula que preferiu despreocupar-se de tudo e ouvir a voz do Mestre.

Existem muitas Martas pelo mundo – pessoas boas, amorosas, mas que acreditam que o fazer as coisas, que preocupar-se demais é a melhor maneira de agradar, inclusive a Deus. Muitas vezes, ficamos atarefadas preparando lanches, almoços, correndo daqui e dali, preocupadas com as coisas da casa e como resolvê-las. Quando isso acontece, esquecemos de um fato muito importante: que a nossa “visita” quer apenas a nossa atenção, o nosso carinho. Deus quer a nosssa atenção, sempre! Deus quer que estejamos livres de toda ansiedade, descansando nele, ou melhor, lançando sobre ele toda a nossa ansiedade porque ele tem cuidado de nós (1Pe 5.7). Aleluia!

Com a sua atitude, Maria nos mostrou como devemos proceder: escolhendo sempre a melhor parte, que é estar perto de Deus, entregando a nossa vida totalmente nas mãos dele. Mantendo uma vida simples, com tempo para ouvir a voz do nosso Mestre querido – Jesus.

A ansiedade certamente virá para nos tirar o sono, quer seja nos momentos bons ou ruins da nossa vida. Ela baterá à nossa porta querendo um lugarzinho para se estabelecer, nos deixando aflitas e angustiadas. Cabe a nós, não deixá-la entrar. Pelo contrário, devemos deixar Deus estabelecer a sua vontade e os seus sonhos em nossa vida.

Para você que tem agido como Marta, aí vai uma dica especial: descansar em Deus não é deixar de orar por aquilo que você deseja; não é deixar as coisas do dia-a-dia sem fazer. Não é isso. Descansar em Deus é entregar a sua vida por inteiro nas mãos dele sem deixar que a ansiedade impeça você de agir da maneira correta. Descansar em Deus é agir confiante na poderosa ação de Deus.

Ana Paula Costa. Da Redação Lagoinha.comredacao@lagoinha.com

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem