MÉTODOS PEDAGÓGICOS


Sócio-Interacionismo

Dono de uma inteligência brilhante, ele buscou a resposta na Psicologia e acabou por elaborar uma teoria do desenvolvimento intelectual, sustentando que todo conhecimento é construído socialmente, no âmbito das relações humanas. O nome do professor era Lev Vygotsky e sua obra é hoje a fonte de inspiração do sócioconstrutivismo, uma tendência cada vez mais presente no debate educacional.

Interessa-nos particularmente a idéia de Vygotsky, segundo a qual, a aprendizagem era fator de desenvolvimento. Para o psicólogo russo, escola é lugar de ensinar pessoas. Tudo aquilo que já se sabe, não é matéria escolar. E mais: ao se propor algo novo para ser aprendido, o desenvolvimento da criança é favorecido, ou seja, para Vygotsky, o desenvolvimento segue atrás da aprendizagem. Não se deve esperar pelo desenvolvimento para ensinar. Isso cria perspectivas positivas para o ensino e valoriza a atuação do professor.

Alguns pontos do pensamento vygotskyano:

• A aprendizagem ocorre por meio de mediação;
• A vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano;
• As informações intermediadas são reelaboradas numa espécie de linguagem interna;
• Diferentes culturas produzem modos diversos de funcionamento psicológico.

Referências:

http://www.cefet-ma.br/publicacoes/artigos/revista14.8.1/J_Batista_Freire_Socio_interacionismo.pdf. Acesso 22/01/07
htt://www.Nova Escola On-line - Exclusivo On-line .Acesso 22/01/07
LA TAILLE, Yves de. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão.São Paulo: Summus, 1992.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem