AVALIAÇÂO

Avaliação no processo de aprendizagem.

Partindo do pressuposto de que o conhecimento é alcançado por meio de uma mediação entre um outro e o sujeito, e que esse outro pode ser o professor, os colegas, a “prova” a ser respondida, enfim, qualquer outro capaz de encontrar ou retificar um sentido sobre o que está sendo conhecido. Pode-se afirmar então que a avaliação é um momento de aprendizagem.
Porém, para que o processo avaliativo como forma de aprendizagem seja eficiente, faze-se necessário que este momento seja compartilhado entre professor e aluno. Se os alunos vêem a avaliação como um jogo que vai estabelecer apenas uma quantidade de pontos ao final de cada unidade, poucos conhecimentos relacionados ao conteúdo serão processados. Se o professor tiver a avaliação como forma de premiação, julgamento ou punição estará apenas legitimando uma atuação conservadora e classificatória capaz apenas de selecionar e amedrontar.
A avaliação, para ser aprendizagem, deve ser um momento de construção do saber de ambos (professor/aluno) por meio da verdade. Sendo assim, é preciso que o educador seja sensível ao momento dos seus alunos percebendo que cada turma é única e os processos avaliativos devem ser diferentes inclusive, de um sujeito para outro, com os mesmos critérios.

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