PROFESSOR


O professor no Brasil: Identidade, docência e formação.

A questão sobre a formação dos professores no Brasil, bem como sua identidade e prática de ensino sempre foi discutida. Entretanto, nas últimas duas décadas tem se intensificado no panorama pedagógico tal foco que apesar das discussões elaboradas por diversos teóricos, pôde-se perceber que a formação dos professores não tem se alterado de forma significativa.
Com o advento de novas tecnologias, do multiculturalismo, das exigências capitalistas e neoliberais surge uma maior atenção no tipo de profissional da educação que se deseja formar. Durante muito tempo o professor foi visto como um intelectual, dono de um saber determinado e indissolúvel. É certo que esta visão foi modificada com o movimento escolanovista e tantos outros que lutaram pela distribuição do saber. Fato que trouxe consideráveis transformações para o sistema educacional. Entretanto, hoje a visão se perdeu e não se sabe bem pela qual foi substituída visto que a cada dia a classe é desvalorizada e não assume uma identidade capaz de defender seus ideais e estabelecer um paradigma de “profissional da educação” pronto para lidar com as novas modificações sociais e tecnológicas.
O professor trabalha quarenta horas semanais, e poucos se preocupam, ou não dispõem de tempo para aperfeiçoarem profissionalmente. Sendo assim começam a se acostumar a dar aulas e pregam o mesmo conhecimento adquirido quando formaram há anos atrás. Pensam que estão ensinando para que os alunos finjam que estão aprendendo.
Posto isto vê-se a necessidade do professor resgatar a sua identidade , participar de uma formação capaz de analisar criticamente sua prática e contribuir para a elaboração de um currículo libertador e prático.

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem