Alguns caminhos
Todas as propostas propõem a adequação do diagnóstico de acordo com a necessidade do sujeito da aprendizagem e partem de uma queixa (manifestação do motivo da avaliação), exposição de sintomas.
Maria Lucia Weiss
1- E.F.E.S 2- Entrevista de anamnese 3- Sessão lúdica centrada na aprendizagem 4- Complementação com provas e testes 5- Síntese diagnóstica- prognóstico 6- Entrevista de devolução e encaminhamento
| (Transposto da clínica psicológica- segue o modelo médico)
1- Anamnese (história do caso) 2- Testagem de provas pedagógicas 3- Laudo (síntese das conclusões e prognóstico) 4- Devolução (verbalização do laudo) ao paciente e/ou aos pais
|
Jorge Visca
1- E.O.C.A (levantamento do primeiro sistema de hipóteses, definição das linhas de investigação, escolha de instrumentos) 2- Testes (levantamento do 2º sistema de hipóteses e investigação) 3- Anamnese- verificação e decantação do 2º sistema de hipóteses, formulação do 3º sistema de hipóteses) 4- Elaboração do informe psicopedagógico
| Edith Rubstein
1- Entrevistas com a família (contatos anteriores a consulta; escuta do motivo da consulta; história vital ou anamnese –nesta sequência no decorrer da avaliação) 2- Entrevista com o sujeito; escuta do motivo da consulta; instrumentos escolhidos pelo psicopedagogo com base nas necessidades –ZPD (zona do desenvolvimento proximal) EAM (experiência de atividades mediadoras); diagnóstico interventivo; devolutiva ao sujeito 3- Contato com a escola (prévio, ao finalizar) 4- Contato com outros técnicos 5- Devolução e encaminhamento
|
0 comentários:
Postar um comentário