DIAGNÓSTICO PSICOPEDAGÓGICO

Alguns caminhos

Todas as propostas propõem a adequação do diagnóstico de acordo com a necessidade do sujeito da aprendizagem e partem de uma queixa (manifestação do motivo da avaliação), exposição de sintomas.

Maria Lucia Weiss

1- E.F.E.S

2- Entrevista de anamnese

3- Sessão lúdica centrada na aprendizagem

4- Complementação com provas e testes

5- Síntese diagnóstica- prognóstico

6- Entrevista de devolução e encaminhamento

(Transposto da clínica psicológica- segue o modelo médico)

1- Anamnese (história do caso)

2- Testagem de provas pedagógicas

3- Laudo (síntese das conclusões e prognóstico)

4- Devolução (verbalização do laudo) ao paciente e/ou aos pais

Jorge Visca

1- E.O.C.A (levantamento do primeiro sistema de hipóteses, definição das linhas de investigação, escolha de instrumentos)

2- Testes (levantamento do 2º sistema de hipóteses e investigação)

3- Anamnese- verificação e decantação do 2º sistema de hipóteses, formulação do 3º sistema de hipóteses)

4- Elaboração do informe psicopedagógico

Edith Rubstein

1- Entrevistas com a família (contatos anteriores a consulta; escuta do motivo da consulta; história vital ou anamnese –nesta sequência no decorrer da avaliação)

2- Entrevista com o sujeito; escuta do motivo da consulta; instrumentos escolhidos pelo psicopedagogo com base nas necessidades –ZPD (zona do desenvolvimento proximal) EAM (experiência de atividades mediadoras); diagnóstico interventivo; devolutiva ao sujeito

3- Contato com a escola (prévio, ao finalizar)

4- Contato com outros técnicos

5- Devolução e encaminhamento

0 comentários:

Postar um comentário

BUSCA

Pesquisa personalizada
Compare preços no JáCotei
Oficina Criativa e Psicopedagogia Os Quatros Temperamentos Dinamizando a Vida - Dinâmicas de Grupo

Curso de Pedagogia no Brasil Atuação Psicopedagogica e Aprendizagem Escolar Problemas na Escola: Uma História Sobre Dificuldades de Aprendizagem